//Tratado de Schengen

Tratado de Schengen

Muitos nunca ouviram falar sobre o tratado de Schengen, era o meu caso antes de começar a pesquisar as coisas da viagem, mas inevitavelmente terá que saber caso vá fazer uma viagem mais longa pela Europa.

O tratado é um acordo assinado por 26 países da Europa, que concordaram em permitir a livre circulação de pessoas entre suas fronteiras como se fosssem um único país.

Com isso, não é preciso realizar todo aquele procedimento de controle de passaporte (imigração), entre um país e outro dentro do tratado. Mas, isso não lhe isenta de ter que estar SEMPRE com seu passaporte.

Países do Tratado Schengen

1-Alemanha
2-Áustria
3- Bélgica
4- Dinamarca
5- Eslováquia
6- Eslovénia
7- Espanha
8- Estónia
9- Finlândia
10- França
11- Grécia
12- Hungria
13- Islândia
14- Itália
15- Letónia
16- Liechtenstein
17- Lituânia
18- Luxemburgo
19- Malta
20- Noruega
21- Países Baixos
22- Polónia
23- Portugal
24- República Checa
25- Suécia
26- Suíça

Mesmo com a livre circulação, temos que nos atentar pois existem as regras de imigração e de permanência que são:

Imigração
  • Todos estrangeiros que não possuem cidadania europeia precisam ter um seguro saúde para entrar nos países do tratado, considerando que esse seguro precisa ter uma cobertura mínima de €30 mil para assistência médica;
  • Passaporte válido com validade de no mínimo 3 meses após a data da viagem;
  • Comprovante de passagem de saída dos países membros do tratado (antes de 90 dias);
  • Comprovante de hospedagem – reservas de hotéis/hostel ou carta convite da pessoa que irá lhe hospedar (consultar modelo da carta de acordo com o país que irá visitar);
  • Extrato bancário dos útlimos 6 meses, comprovando renda suficiente para manter-se no período da viagem (normalmente no site do consulado do país informa o valor mínimo exigido).
Permanência
  • Dentro dos países do tratado, temos o limite de 90 dias à contar da data de entrada na imigração;
  • Por ano, podemos ficar 180 dias, porém entre um período e outro precisamos permanecer no mínimo 90 dias fora do espaço Schengen;
  • Por exemplo: caso você fique 15 dias em um país do Schengen, depois mais 15 dias em outro país fora do tratado e voltar novamente para algum dos países participantes do tratado, não tem problema.Estes 15 dias que você esteve fora, não contarão no total, ou seja, você terá mais 75 dias.

E para finalizar, vale saber também quais países que não fazem parte do tratado, com isso você pode planejar melhor suas datas e seus roteiros. Esses 6 países possuem suas próprias regras.

Países fora do Tratado de Schengen

1- Bulgária
2- Chipre
3- Croácia
4-  Irlanda
5- Reino Unido
6- Romênia

Então é isso pesssoal! Qualquer dúvida entre em contato conosco e qualquer sugestão de conteúdo também será muito bem vinda!!